quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Nossa Senhora Da Conceição Aparecida

Hoje comemoramos o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida santa padroeira do Brasil.
A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem inicio em meados de 1717.
Tudo começou quando os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba do Sul. Desceram o rio, mas nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu. João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo da imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.
Felipe Pedroso levou a imagem para sua casa onde os vizinhos visitavam a imagem e faziam orações. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando por todo o Brasil. A família do pescador construiu um oratório, que logo se tornou pequeno.
Em 1734 o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, aberta a visitação pública. Como o número de fieis foi crescendo em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica velha)
Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, em 1930, o papa Pio XI decreta-a padroeira do Brasil.
A construção da atual Basílica iniciou-se em 1946, com projeto assinado pelo
Engenheiro Benedito Calixto de Jesus. A inauguração aconteceu em 1967, por ocasião da comemoração do 250.º Aniversário do encontro milagroso da imagem.
A imagem encontrada e até hoje reverenciada é de terracota e mede 40 cm de
altura. A cor original foi certamente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa.

Viva Nossa Senhora da Conceição Aparecida!!!!

Basílica velha
Imagem original de Nossa Senhora Aparecida

Interior da Basílica
Basílica nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário