segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

"Vamos aos Pobres"

Este é o lema proposto pelo Conselho Nacional do Brasil para o ano de 2012.

Ir até aos pobres é voltar a nossas origens, é voltar em Paris de 1833 quando um jovem ateu ataca com palavras duras a Igreja Católica.



“Vocês têm razão se ficarem no passado, quando o cristianismo fez prodígios. Mas hoje ele esta morto. E vocês, que se gabam do seu catolicismo, que fazem agora?”


É diante dessa pergunta que Ozanam reflete e diz “vamos aos pobres”. Repare que a frase proclamada por Ozanam inspira uma ação é ir ao encontro, é buscar o pobre e não fazê-lo vir até ao encontro de nós.


É essa frase que dá início e tom a rede de caridade que desde seu princípio optou claramente pelo serviço aos pobres. O Conselho Nacional do Brasil lança essa proposta por que vê que somente através da visita é possível conhecer a realidade do pobre é vê-lo em seu ambiente e assim poder ajudá-lo efetivamente.


O artigo “É preciso ir aos pobres de forma organizada. Vamos até Eles!” 1 nos mostra a importância da visita na casa do assistido:


“Ozanam teve a visão de viver o Evangelho vivo de Nosso Senhor Jesus Cristo: Vamos aos pobres na casa Deles, porque lá, Ele é o senhor da situação. [...]” (Confrade João Alves Coord.. Nacional do Denor2).



Quando vamos ao encontro de nossos assistidos mostramos a eles que são importantes para nós, que estamos a disposição para servi-lo e ajudá-lo.


Infelizmente ainda ouvimos notícias de conferências que não faz visita mesmo tendo plenas condições para realizá-la, preferindo passar esta incumbência para outras conferências dando-lhes o material necessário para as visitas. Lembremo-nos que a caridade não pode ser terceirizada, ou seja, o que cada um faz irá contar para a sua própria salvação ou não.


Que neste ano de 2012 possamos cada vez mais ir ao encontro do pobre, caminhando junto com eles em caminho a santificação, pois a porta da casa do assistido nos abre a porta dos céus.



L.S.N.S.J. C!!!
Mayara Dias
Coord. Ecafo C.C. C



1    Extraído do Boletim Brasileiro – Janeiro/ Fevereiro 2012, pg 10.
2    Departamento de Normatização e Orientação

Nenhum comentário:

Postar um comentário