sábado, 16 de fevereiro de 2013

Histórico das campanhas da Fraternidade


Veja as principais Campanhas de Fraternidade*:
CF 1964



Ano 1964

Tema: Campanha da Fraternidade
Lema: Lembre-se você também é Igreja
Objetivo: Lembrar todos os fiéis que eles são Igreja (fazer entender de modo prático e definitivo o erro de imaginar que a Igreja são só os Bispos e os Padre



                                       Ano 1969
CF 1964

Tema: Campanha da Fraternidade

Lema: Para o outro o próximo é você
Objetivo: A promoção humana, a evangelização no sentido de explicitação da salvação em ato, a ação ecumênica, o aprofundamento catequético e teológico, a vivencia litúrgica, a unidade visível do Povo de Deus.






CF 1972Ano 1972

Tema: Campanha da Fraternidade
Lema: Descubra a felicidade de servir 
Objetivo: Motivar fortemente o povo para descobrir, na mentalidade de serviço, a mensagem da fraternidade, como fonte de felicidade.






CF 1975Ano 1975

Tema: Campanha da Fraternidade
Lema: Repartir o Pão
Objetivo: A fraternidade entre os brasileiros, desde os que convivem na mesma comunidade local, até os distantes, dos quais conhecemos só as carências.; Esta fraternidade deriva do amor a Deus, Pai comum, e do exemplo heróico de Cristo, morto por todos



CF 1983Ano 1983

Tema: Campanha da Fraternidade
Lema: Fraternidade Sim violência Não
Objetivo: Mostras como a fraternidade está necessariamente ligada à vitória sobre a violência.







CF 1985Ano 1985

Tema: Campanha da Fraternidade
Lema: Pão para quem tem fome
Objetivo: Contribuir para motivar a comunidade cristã a assumir sua responsabilidade ante a situação de fome que existe no Brasil.






CF 1991
Ano 1991

Tema: Campanha da Fraternidade
Lema: Solidários na dignidade do Trabalho
Objetivo: Que a Igreja e as pessoas de boa vontade assumam a realidade do trabalho e do mundo do trabalho, com todas as suas dimensões de criação, progresso, conflito, divisões e solidariedade, como lugar teológico para a evangelização, o anúncio da Boa Nova no mundo de hoje e para a construção do Reino de Paz, Justiça e Amor.



CF 1995Ano 1995

Tema: Campanha da Fraternidade
Lema: Era Tu, Senhor?
Objetivo: Quer contemplar aqueles que seriam os mais abandonados, os que se sentem esquecidos, negados na sua humanidade.





CF 2000Ano 2000

Tema: Novo Milênio sem exclusões 
Lema: Dignidade Humana e Paz
Objetivo: Unir as Igrejas cristãs no testemunho comum da promoção de uma vida digna para todos, na denúncia das ameaças à dignidade humana e no anúncio do evangelho da paz.



CF 2010Ano 2011

Tema: A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)
Lema: Fraternidade e a vida no planeta
Objetivo: Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.



* Retirado do site do CNBB para ver na integra todas os cartazes e relembrar as CF passadas acesse o site: http://www.cnbb.org.br/site/campanhas/fraternidade/2173-historico-das-cfs

Nenhum comentário:

Postar um comentário